sábado, 12 de abril de 2014

O Jejum - Parte I

Conversando com uma amiga, um tempo atrás, ela me disse que estava fazendo "Jejum de Facebook" por causa de um propósito com Deus. Na hora eu não questionei nada, mas parei para pensar sobre o tema e sobre a atitude dela. Isso tem base bíblica? Foi a minha primeira pergunta. Então comecei a estudar e cheguei a algumas conclusões. Vou dividir a postagem em duas partes, a primeira abordando o assunto no Velho Testamento e a segunda no Novo.

A prática do jejum foi citada pela primeira vez em Levítico 16:29-30 como um mandamento de Deus para o povo de Israel. Não era uma prática voluntária: todo o povo tinha que separar um dia por ano para fazer orações, ler a lei de Deus e sacrificar animais. Não podiam lavar o rosto, a boca, tomar banho, trabalhar, comer, beber e nem acender fogo. O principal objetivo era separar um dia para confessar os pecados, reconhecer a dependência total da misericórdia de Deus e a medida que o povo ia percebendo a sua condição, o sentimento de pesar e aflição tomavam conta deles, transformando o Dia da Expiação (como era chamado) em um dia de profunda tristeza e luto.

Quando a gente pára tudo o que está fazendo e se dedica a nossa mente a apenas uma atividade específica, a tendência é passar a perceber detalhes que antes não enxergávamos. Sabe aquele "pecadinho" que a gente comete durante o dia e passa desapercebido? Acredito que um dos objetivos era esse: contribuir para que o povo reconhecesse e lembrasse até do mais "pequeno e sutil pecado"Em Levítico 16:34, diz que, no dia seguinte, o perdão de Deus era derramado para todo o povo de Israel e havia festa entre eles!

Existem outros relatos, ainda no Velho Testamento, de reis, autoridades e profetas que aderiram a prática do jejum, por motivos diversos:

II Cr 20:1-5 - O rei Josafá declarou jejum em Judá, após receber uma ameaça de guerra e todo o povo clamou a Deus por proteção e orientação.

Esdras 8:21- Esdras proclamou jejum a todo o povo que estava sobre a sua liderança e buscaram a misericórdia e a proteção de Deus.

Daniel 10:1-3 - Daniel, após ter tido uma visão profética, se entristeceu de tal forma que jejuou por três semanas em busca da misericórdia de Deus.

Jonas 3 - O rei de Nínive, após reconhecer Deus, proclamou jejum a todos os cidadãos em prova do seu arrependimento e pedido de perdão.

Perceba que a busca pela misericórdia e a proteção de Deus está presente em todos os relatos. O jejum é um momento separado para a alimentação espiritual e a busca pelo favor de Deus diante de algum motivo específico.

D. A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário